terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O teste do psicopata


Tenho medo da loucura. Confesso-o sem vergonha, depois de alguns contactos com pessoas oficialmente consideradas ‘loucas’. Na minha memória vivem para sempre as recordações de uma visita a um hospital mental, onde vi de perto dezenas de pessoas perturbadas. E o que mais me marcou nem foi o que faziam ou como agiam, mas o facto de a maioria delas ser jovem. Tentei não pensar muito nisso, afastando a ideia como se esta fosse contagiosa. Porque não raras vezes dou por mim a ter atitudes pouco racionais e a pensar se não estarei a cair na espiral que levou tantos daqueles ao internamento compulsivo num espaço onde a dignidade humana é substituída por uma realidade alternativa.

Mas ainda assim a loucura atrai-me. Por isso, quando me caiu na secretária um livro sobre o tema, peguei nele de imediato. E depois de começar, foi impossível parar. Jon Ronson é jornalista e talvez por isso a sua forma de escrever me agrade tanto. O Teste do Psicopata que, segundo o seu autor, pretende ser uma investigação sobre psicopatas e a indústria da loucura, é simplesmente fascinante. E graças a ele acabei com toda e qualquer dúvida: não, não sou psicopata. Quanto muito, peco pelo oposto, o da extrema sensibilidade e incapacidade de racionalidade e frieza.

Sem comentários:

Enviar um comentário