terça-feira, 6 de outubro de 2009

Prémios para lá de nobel

Sabia que as vacas dão mais leite quando têm nome? Pois é. A descoberta, de importância considerável para todos os que desejarem produzir mais leitinho, não passou despercebida e mereceu mesmo o Prémio IgNobel da Medicina Veterinária. E porque as vacas foram aqui as grandes estrelas, o prémio teve dedicatória à altura de Purslane, Wendy e Tina, as vacas «mais gentis» que uma das investigadoras diz ter conhecido. Sem elas, a vitória não teria sido possível, com toda a certeza.
Mas há mais. O prémio da Paz foi para uma dupla suíça, que determinou qual a melhor forma de levar com uma garrafa de cerveja na cabeça: de vazia, se cheia.
Um dos melhores, de acordo com a minha modesta escolha, é o da Economia. Ora graças a um grupo de investigadores islandeses, ficámos a saber que os pequenos bancos podem transformar-se em grandes e vice-versa. Acredito que o futuro da Economia nunca mais será o mesmo.
Na Física, a vitória foi conseguida por um grupo da Universidade do Texas, determinado a perceber porque é que as grávidas não caem devido ao peso da barriga.
Diamantes nascidos a partir de tequila foi a investigação que mereceu o IgNobel da Química, enquanto o da Saúde Pública foi para um trio norte-americano que conseguiu transformar um soutien em duas máscaras de gás, essencial no caso, por exemplo, de uma catástrofe nuclear.

Sem comentários:

Enviar um comentário